Informações sobre Cosméticos



"Cosméticos, produtos de higiene e perfumes são preparações constituídas por substâncias naturais ou sintéticas, de uso externo nas diversas partes do corpo humano - pele, sistema capilar, unhas, lábios, órgãos genitais externos, dentes e membranas mucosas de cavidade oral, com o objetivo  exclusivo ou principal de limpá-las, perfumá-las, alterar sua aparência e/ou corrigir odores corporais e/ou protegê-las ou mantê-las em bom estado".


                                                                                                                                                                  Agência Nacional de Vigilância Sanitária









A beleza é um mercado promissor no Brasil, de acordo com a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), que aponta o Brasil como o terceiro mercado de cosméticos mundial, dessa forma, gerador não apenas de renda, mas foco estratégico das grandes empresas desenvolvedoras e produtoras de cosméticos.

Este apontamento é pertinente ao mercado financeiro e ocorre no mercado brasileiro  de cosméticos ao observar perfumarias, salões de beleza, centros de estética e mesmo nas páginas de revistas, internet e programas de televisão.


A relação do brasileiro em geral com o cosmético é cultural. Com o desdobramento, inovação e uma boa dose de ação sócio-ambiental, o brasileiro  aos poucos tomou orgulho de ter uma produção de cosméticos, mesmo não sendo tão popular o conhecimento do crescimento do setor também no mercado externo, que demonstra claramente o cuidado em todas as etapas da concepção de produtos (planejamento, marketing, designer, desenvolvimento, produção e controle de qualidade) está gerando resultados, que se inicia timidamente, mas com uma boa dose de ousadia "a lá brasileira". Atualmente, é possível encontrar produtos genuinamente brasileiros em lojas de diversos outros países, frente a esta pequena ousadia dos empresários brasileiros.


A pequena apresentação do que ocorre no mercado externo é apenas reflexo do mercado interno, onde a inovação, desenvolvimento de novos nichos e entre erros, muitos e bons acertos, o investimento ao mercado de cosméticos pode ser considerado como um bom caminho para os donos de capital ao redor planeta. O aumento da comunicação nos grandes centros para os pontos mais afastados pode ser considerado como um motivo para este crescimento, associado a fatores culturais, da miscigenação de raças que se apresenta como estrutura nacional tornando o culto ao corpo saudável, explicável pelo clima tropical e a facilidade de se utilizar trajes mais leves que deixam partes do corpo à mostra, à fascinação das mulheres pelos cabelos, a utilização de pouca maquiagem, mas sempre presente ao menos no batom. A higiene pessoal, através do banho diário, da utilização de desodorantes, deo colônias, e a busca da juventude da pele causada pelo aumento da expectativa de vida e vida ativa, social e produtiva. Desde cedo, os jovens caminham por estes meios e cada vez mais cedo se tornam consumidores do mercado da beleza.


Com estas e tantas outras observações em mente, é possível iniciar uma estratégia de trabalho, seja como fornecedor de insumos, produtor, desenvolvedor, comerciante ou na aplicação desses produtos. Reconhecer o mercado e compreendê-lo é fator essencial, pois onde temos oportunidade, também temos os melhores jogadores.